Pt Orienta Militantes A Evitar Termos Como ‘corrupto’ E ‘fascista’ Contra Bolsonaro Em Redes Sociais E Propõe ‘soluções Seguras’

PT orienta militantes a evitar termos como ‘corrupto’ e ‘fascista’ contra Bolsonaro em redes sociais e propõe ‘soluções seguras’

Noticias do Dia

Manual de Apoio a Influenciadores Digitais busca evitar processos judiciais

O Partido dos Trabalhadores (PT) lançou o manual “Pode Espalhar – Manual de Apoio aos Influenciadores Ativistas Digitais”, um guia de 93 páginas com orientações para a militância digital. O objetivo principal é munir os apoiadores com estratégias para combater o bolsonarismo nas redes sociais, especialmente no cenário eleitoral de 2026, mas com um foco renovado na segurança jurídica para evitar ações judiciais. O documento, que cita o presidente Lula 18 vezes e Jair Bolsonaro 15 vezes, sugere a substituição de termos considerados de risco, como “corrupto” e “fascista”, por expressões mais seguras.

Estratégias para ataques online e suporte jurídico

O manual aconselha os militantes a evitarem atribuições diretas de crimes sem prova, como “Bolsonaro é corrupto”, recomendando em vez disso vincular tais alegações a investigações ou denúncias. A orientação é para substituir “fascista” por frases que apontem “características autoritárias do discurso”, exemplificando com “esse discurso se aproxima ou remete ao fascismo histórico”. Além disso, o guia desaconselha o uso de dados pessoais de adversários. Para oferecer suporte, o partido promete uma rede de apoio jurídico, incluindo advogados militantes e a possibilidade de acionar a Defensoria Pública, conforme anunciado anteriormente por Paulo Okamotto, presidente da Fundação Perseu Abramo (FPA).

Controvérsias e dados apresentados no manual

Apesar do foco em segurança, o manual apresenta informações que geram controvérsia interna. Em uma parte, o documento afirma que as fraudes do INSS “começaram no governo de Jair Bolsonaro”. No entanto, em agosto deste ano, o próprio PT declarou que tais fraudes “começaram a ganhar forma ainda em 2016, no governo Michel Temer, e se consolidaram definitivamente sob Bolsonaro”. Em contraponto, o manual também destaca conquistas do governo Lula, como a retirada de 26 milhões de pessoas da extrema pobreza, embora dados recentes do próprio governo e do IBGE apontem para números menores de saída da pobreza e extrema pobreza no período de 2023 a 2024.

Combate ao bolsonarismo e a importância da informação segura

Henrique Lopes, um dos contribuidores do manual, ressaltou a complexidade do embate online contra a extrema direita, que frequentemente recorre a crimes virtuais e assédio judicial. Ele elogiou a iniciativa “Pode Espalhar” por garantir “informação segura” aos militantes, com o apoio do PT, da FPA e de movimentos sociais. O manual visa, portanto, equilibrar o jogo no ambiente digital, onde a esquerda tem enfrentado dificuldades desde a eleição de Bolsonaro em 2018, oferecendo ferramentas para uma atuação mais eficaz e juridicamente protegida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *