Alcaraz imparável em Melbourne
Carlos Alcaraz demonstrou autoridade em sua 100ª partida de Grand Slam, avançando com uma atuação de gala no Australian Open. O espanhol de 22 anos, que busca se tornar o tenista mais jovem a conquistar os quatro Grand Slams, derrotou o francês Corentin Moutet por 6-2, 6-4 e 6-1. O confronto contou com um ponto espetacular de Alcaraz, que executou um “tweener” para alcançar um lob e em seguida acertou uma passada vencedora na linha, que pode ser eleita a jogada do torneio.
Sabalenka e Gauff suam a camisa
Apesar do brilho da nova geração, as favoritas femininas Aryna Sabalenka e Coco Gauff enfrentaram caminhos mais tortuosos. Sabalenka, principal candidata ao título, precisou de dois tiebreaks para vencer Anastasia Potapova por 7-6(4) e 7-6(7). A russa demonstrou grande performance e chegou a ter quatro set points no segundo set, mas a bielorrussa ampliou sua impressionante sequência invicta em tiebreaks para 21. Já Coco Gauff, após perder o primeiro set pela primeira vez no torneio, precisou de uma virada sobre a compatriota Hailey Baptiste, com parciais de 3-6, 6-0 e 6-3.
Novas promessas em destaque
A nova geração do tênis feminino também mostrou força. A jovem norte-americana Iva Jovic, de apenas 18 anos, eliminou a sétima cabeça de chave Jasmine Paolini, enquanto a canadense Victoria Mboko, de 19 anos, garantiu um duelo de oitavas de final contra Sabalenka ao vencer Clara Tauson. A estreia de Mboko na chave principal do Australian Open foi marcada pela vitória em três sets.
Medvedev e outros avançam
No masculino, Daniil Medvedev protagonizou uma virada dramática, tornando-se o primeiro jogador a reverter uma desvantagem de dois sets no torneio. Ele superou o húngaro Fabian Marozsan em uma partida de cinco sets e agora enfrentará Learner Tien nas oitavas. Tommy Paul também avançou após a desistência por lesão do espanhol Alejandro Davidovich Fokina e terá Alcaraz como seu próximo adversário.

