STF e Planalto Unidos na Memória Democrática
Três anos após as invasões e depredações aos edifícios que abrigam os Três Poderes da República, o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Palácio do Planalto organizarão eventos próprios para relembrar os ataques de 8 de janeiro de 2023. As programações visam defender a democracia e conscientizar sobre os perigos dos atos golpistas que abalaram o país.
Congresso Nacional se Ausenta das Comemorações
Em contraste, o Congresso Nacional não realizará nenhuma solenidade. Os parlamentares estão em recesso parlamentar, e nem mesmo os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado Federal, Rodrigo Pacheco, comparecerão aos eventos organizados pelo governo federal e pela Corte. Parlamentares da base aliada do governo Lula deverão ser os representantes do Legislativo nas cerimônias.
Agenda Presidencial e Veto Importante
Além de uma cerimônia no Palácio do Planalto, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve formalizar nesta quinta-feira o veto ao Projeto de Lei (PL) da Dosimetria. O projeto foi aprovado pelos parlamentares nos últimos dias de atividade legislativa em 2023 e gerou controvérsia.
STF Promove Exposição e Debates
No âmbito do STF, a programação incluirá uma exposição, a exibição de um documentário e rodas de conversa. Participarão jornalistas e especialistas que debaterão o atentado à democracia e a sua importância para o futuro do país. Os eventos buscam manter viva a memória dos acontecimentos e reforçar os valores democráticos.

