O Palmeiras anunciou oficialmente nesta quarta-feira (14) a saída do goleiro Weverton, que encerra sua passagem de oito anos pelo clube paulista. O arqueiro, que chegou com a difícil missão de substituir o ídolo Fernando Prass, deixa o Verdão com um legado impressionante de 12 taças e 454 jogos disputados. Seu próximo destino será o Grêmio, onde assinará um contrato de três anos e terá um aumento salarial, em contraste com a proposta de renovação do Palmeiras, que se estenderia até o fim de 2027.
A Despedida Oficial e os Números de uma Era
A saída de Weverton foi marcada por homenagens. Antes do clássico contra o Santos pelo Campeonato Paulista, a presidente Leila Pereira entregou-lhe uma placa com todas as suas marcas e conquistas pelo clube. Nas redes sociais, o Palmeiras publicou uma mensagem de agradecimento: “Foram momentos inesquecíveis, Paredão! Para sempre, marcado em nossa história. Obrigado, Weverton! 💚”. Em sua vitoriosa passagem, Weverton conquistou duas Copas Libertadores, três Campeonatos Brasileiros, uma Copa do Brasil, quatro Campeonatos Paulistas, uma Supercopa do Brasil e uma Recopa Sul-Americana.
O Declínio e a Perda de Espaço
Apesar do histórico glorioso, os últimos anos de Weverton no Palmeiras não foram de unanimidade entre a torcida. No ano passado, o goleiro perdeu espaço com a ascensão de Carlos Miguel, que assumiu a titularidade após Weverton sofrer uma fissura na mão direita em outubro. Alguns torcedores atribuíam a ele a responsabilidade por certas derrotas, como no Mundial de 2025, e acreditavam que o auge de sua performance já havia passado.
Entre Críticas e Homenagens: A Repercussão da Torcida
A notícia da despedida gerou uma onda de reações nas redes sociais, refletindo a complexidade de sua relação com a torcida. Enquanto alguns apontavam falhas recentes, muitos reconheceram e celebraram a importância de Weverton na história palmeirense. “A gente pode criticar dentro do âmbito esportivo, pode até mesmo gostar da saída pelo momento do Carlos Miguel, mas não me peça pra ser maluco o suficiente pra desrespeitar isso aqui… Toda sorte do mundo ao Weverton no Grêmio, UM dos maiores goleiros da história do Palmeiras”, escreveu um torcedor. Outro destacou: “Weverton escreveu uma p. História no Palmeiras. Como todos, também falhou. Faz parte. O que importa é que honrou a camisa e nunca desrespeitou o clube/torcida. Obrigado, Weverton.”
Um Legado de Conquistas e Respeito
Com 454 jogos, Weverton se consolida como um dos maiores goleiros da história do Palmeiras, sendo peça fundamental na era mais vitoriosa do clube. Sua trajetória inclui títulos de peso que o imortalizam na memória alviverde. Do Acre para o topo do futebol brasileiro, Weverton deixa o Palmeiras com a certeza de ter honrado a camisa e contribuído imensamente para a galeria de troféus do Verdão, agora rumo a um novo capítulo em sua carreira no Grêmio.

