Diabetes Dispara 135% No Brasil Em 20 Anos: Entenda Os Motivos E O Que O Ministério Da Saúde Está Fazendo

Diabetes dispara 135% no Brasil em 20 anos: entenda os motivos e o que o Ministério da Saúde está fazendo

Noticias do Dia

Aumento alarmante e dados da pesquisa

A prevalência de diabetes entre adultos brasileiros deu um salto impressionante de 134,5% em menos de duas décadas. Dados da nova edição da pesquisa Vigitel, divulgada pelo Ministério da Saúde, mostram que em 2024, 12,9% da população adulta tem o diagnóstico da doença, contra 5,5% em 2006. Esse aumento, que representa aproximadamente 19,9 milhões de brasileiros, acompanha uma tendência mundial, onde a doença já afeta 14% da população adulta global, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).

Diabetes Tipo 2 e fatores de risco em ascensão

O diabetes é uma condição crônica relacionada à produção ou absorção inadequada de insulina. Embora existam diferentes tipos, o Tipo 2 é o mais comum, respondendo por cerca de 90% dos casos e sendo diretamente ligado a hábitos de vida. O excesso de peso e a má alimentação sobrecarregam a produção de insulina. A pesquisa Vigitel corrobora essa ligação, evidenciando um crescimento alarmante de 46,9% no excesso de peso (IMC acima de 25 kg/m²) e de 117,8% na obesidade (IMC acima de 30 kg/m²) no Brasil. Mais de um em cada quatro brasileiros (25,7%) vive com obesidade.

Mudanças nos hábitos e impacto na saúde

Além do peso e da alimentação, outros fatores de risco também se mostram preocupantes. Embora a inatividade física em momentos de lazer tenha diminuído, a prática de atividade física no deslocamento, como caminhar ou pedalar para o trabalho, caiu significativamente. O consumo de frutas e hortaliças se manteve estável, mas a ingestão episódica pesada de álcool aumentou 30% entre 2006 e 2024. O tabagismo, após um período de queda, registrou um aumento de 18,5% entre 2019 e 2024. Pela primeira vez, a pesquisa abordou o sono, revelando que 20,2% dos adultos dormem menos de seis horas por noite e 31,7% apresentam sintomas de insônia, fatores que também podem influenciar o desenvolvimento de doenças crônicas.

Ações do Ministério da Saúde

Diante deste cenário, o Ministério da Saúde lançou a estratégia nacional “Viva Mais Brasil”. A iniciativa visa a promoção da saúde, a prevenção de doenças crônicas e a melhoria da qualidade de vida. Serão investidos R$ 340 milhões em políticas de atividade física, com destaque para a retomada do programa Academia da Saúde, que receberá R$ 40 milhões ainda em 2026. A OMS reforça a urgência de políticas que promovam dietas saudáveis e atividade física, além de sistemas de saúde que garantam prevenção, detecção precoce e tratamento eficaz contra o diabetes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *