Justiça Americana Reconhece Liquidação Do Banco Master E Bloqueia Ativos No Exterior A Pedido Do Bc Do Brasil

Justiça americana reconhece liquidação do Banco Master e bloqueia ativos no exterior a pedido do BC do Brasil

Noticias do Dia

Juiz nos EUA determina bloqueio de bens do Banco Master

O juiz Scott M. Grossman, do Tribunal de Falências do Distrito Sul da Flórida, nos Estados Unidos, acatou o pedido de reconhecimento da liquidação do Banco Master. A decisão, proferida nesta quinta-feira (8), também determinou o bloqueio de ativos da instituição financeira em solo americano. O pedido foi feito pela EFB Regimes Especiais de Empresas, entidade designada pelo Banco Central do Brasil (BCB) para atuar como liquidante do Master.

Defesa de Daniel Vorcaro tenta reverter decisão sem sucesso

A equipe de defesa de Daniel Vorcaro, proprietário do Banco Master, empreendeu esforços para impedir o reconhecimento da liquidação nos Estados Unidos. Argumentaram que o processo de liquidação poderia ser anulado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e mencionaram uma inspeção em andamento no BCB relacionada ao caso. No entanto, a estratégia não obteve êxito na corte americana.

TCU suspende inspeção e alivia incertezas no caso Master

Em um movimento que desestabilizou a argumentação da defesa de Vorcaro, o relator do caso no TCU, Jhonatan de Jesus, suspendeu a inspeção que estava sendo realizada no Banco Central. A comunicação do recuo do relator foi compartilhada com os demais ministros da Corte de Contas e formalizada em um despacho. Nele, o ministro, apesar de criticado por supostamente exceder suas atribuições e gerar instabilidade no mercado, expressou descontentamento com a “dimensão pública assumida pelo caso”, classificando-a como desproporcional para uma “providência instrutória corriqueira”.

Novo pronunciamento do TCU esperado para o dia 21

Com a suspensão da inspeção, o despacho do relator garante que não haverá risco de novas fiscalizações no BCB sobre o caso Master, ao menos até que o Plenário do TCU se posicione sobre o assunto. A expectativa é que o julgamento ocorra no próximo dia 21, quando os demais ministros deverão deliberar sobre as questões levantadas, trazendo maior clareza ao futuro do processo de liquidação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *