Pesquisa Quaest: Brasileiros Aprovam Ação Dos Eua Na Venezuela, Mas Temem Impacto Em Eleições E No Brasil

Pesquisa Quaest: Brasileiros aprovam ação dos EUA na Venezuela, mas temem impacto em eleições e no Brasil

Noticias do Dia

Aprovação e Reação à Ação dos EUA na Venezuela

Uma pesquisa recente da Quaest, em parceria com a Genial Investimentos, aponta que 46% dos brasileiros aprovam a ação militar liderada pelos Estados Unidos que resultou na prisão de Nicolás Maduro. Em contrapartida, 39% desaprovam a intervenção, enquanto 15% não souberam ou não responderam. No que diz respeito à reação oficial do Brasil, incluindo as declarações do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a postura do Itamaraty, a maioria (51%) considerou a resposta inadequada, com 37% julgando-a correta e 12% indecisos.

Desejo de Neutralidade e Temor de Implicações

Ainda sobre a intervenção americana na Venezuela, o levantamento indicou que 66% da população brasileira acredita que o país deveria manter uma posição neutra diante de tais ações. Apenas 18% defendem o apoio brasileiro, 10% se opõem e 6% não opinaram. Uma preocupação latente emerge quando o tema é a possibilidade de os Estados Unidos realizarem ações semelhantes em território brasileiro: 58% dos entrevistados expressaram medo, ante 40% que não demonstram receio e 2% que não souberam responder. Esse temor é mais acentuado entre eleitores de Lula (74%) do que entre os de Bolsonaro (57%).

Impacto da Postura Governamental nas Eleições

A pesquisa também investigou a influência da posição do governo brasileiro em relação aos eventos internacionais nas intenções de voto para as eleições presidenciais deste ano. Significativamente, 71% dos brasileiros afirmaram que a postura do governo não interfere na decisão de voto em outubro. Menos de 20% indicaram que a conduta de Lula os levaria a preferir a oposição no pleito eleitoral.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *