Desigualdade na Distribuição de Farmacêuticos Impulsiona Iniciativa
O Brasil conta com mais de 350 mil farmacêuticos registrados, mas a distribuição desses profissionais apresenta um cenário desigual. Regiões como Norte e Nordeste possuem metade da proporção de farmacêuticos por habitante em comparação com o centro-sul do país. Essa disparidade representa um desafio para o crescimento de grandes redes varejistas do setor farmacêutico, que buscam soluções para suprir a demanda por talentos.
Pague Menos e Unico Skill: Uma Parceria para o Futuro
Em resposta a essa carência, a rede Pague Menos implementou um programa educacional inovador em parceria com a Unico Skill. O programa, chamado “Educa Mais Pague Menos”, lançado em dezembro de 2024, oferece educação ilimitada a 100% dos seus colaboradores. O curso de graduação mais procurado dentro desta iniciativa é justamente Farmácia, demonstrando o alinhamento da estratégia com as necessidades do negócio e dos funcionários.
Impacto e Alcance do Programa
A expectativa é que, nos próximos quatro anos, cerca de 800 farmacêuticos se formem através deste benefício. Joca Oliveira, CEO da Unico Skill, destaca o duplo impacto da iniciativa: “Além de ser estratégico para o negócio, o benefício muda vidas. São pessoas que vão ganhar duas ou três vezes mais depois que se formarem, o que tem um impacto muito positivo não só para o trabalhador, mas para toda a família dele.” O programa já foi reconhecido com o prêmio HR First Class 2025 na categoria Desenvolvimento & Educação Corporativa.
O Vale-Educação como Ferramenta Estratégica
O modelo de vale-educação da Unico Skill funciona de maneira similar a um plano de saúde, mas focado em acesso à educação de qualidade. A plataforma conecta empresas e colaboradores a mais de 100 instituições de ensino renomadas no Brasil e no exterior, oferecendo 26 mil opções de cursos. Empresas como Motiva, Ypê e Nestlé já oferecem este benefício a seus funcionários, com um retorno sobre o investimento (ROI) estimado em 4x, onde cada real investido pela empresa resulta em quatro reais em educação de qualidade consumida pelo colaborador.

