Heloísa Helena assume titularidade na Câmara dos Deputados
A Câmara dos Deputados decidiu suspender o mandato do deputado Glauber Braga (Psol-RJ) por seis meses, em vez de cassá-lo. Com a decisão, a cadeira do parlamentar será ocupada por sua suplente, a ex-senadora Heloísa Helena (Rede-RJ).
Trajetória política de Heloísa Helena
Enfermeira e professora, Heloísa Helena possui uma longa carreira política ligada a movimentos sociais. Além de ter sido senadora pelo Piauí e deputada estadual por Alagoas, ela também ocupou o cargo de vice-prefeita de Maceió (AL).
Filiacões e candidaturas marcantes
Heloísa Helena foi filiada ao PT, onde dividiu bancada com Marina Silva no Senado. Foi expulsa do partido por se opor à reforma da Previdência do governo Lula. Em 2004, foi uma das fundadoras do Psol, tornando-se sua primeira presidente. Em 2006, candidatou-se à Presidência da República, obtendo o terceiro lugar com 6,85% dos votos.
Mudança para a Rede Sustentabilidade e suplências recentes
Em 2013, Heloísa Helena deixou o Psol e filiou-se à Rede Sustentabilidade. Na eleição de 2022, disputou uma vaga de deputada federal pelo Rio de Janeiro, ficando como primeira suplente da coligação Psol/Rede. Em 2024, concorreu a vereadora no Rio de Janeiro, também sem ser eleita, mas novamente como suplente. Nas redes sociais, Heloísa Helena demonstrou apoio a Glauber Braga, chamando-o de “guerreiro” e defendendo sua permanência no mandato.

