Fim de um Ícone Brasília
Neste domingo (25), a partir das 10h, Brasília testemunhará a implosão do Torre Palace, o primeiro hotel de luxo da cidade. Inaugurado em 1973, o edifício de 14 andares e 140 acomodações, que ostentava quatro estrelas, encerrou suas atividades em 2013. O abandono ocorreu após uma disputa judicial pela herança do falecido proprietário, o empresário libanês Jibran El-Hadj, entre seus filhos.
Operação Integrada para a Implosão
A complexa operação de demolição será coordenada pela Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Distrito Federal em conjunto com a Defesa Civil e outros órgãos do GDF. Medidas de segurança rigorosas serão implementadas, incluindo a evacuação de hotéis vizinhos em um raio de 100 metros entre 6h e 8h. Áreas entre 100 e 300 metros do local terão permanência interna obrigatória a partir das 8h.
Haverá interdição total de vias e retirada de veículos a partir das 15h de sábado (24). No domingo, a via N1 será bloqueada desde as 6h, e a S1 entre 9h30 e o fim da implosão. A Polícia Militar (PMDF) garantirá a segurança e o controle de acesso, enquanto o Corpo de Bombeiros (CBMDF) proverá alertas e apoio operacional. O Detran-DF gerenciará os bloqueios e a retirada de veículos. O Samu estará de prontidão para emergências médicas, e Neoenergia e Caesb realizarão desligamentos preventivos de energia e água.
Cronograma e Segurança
O cronograma prevê alertas sonoros às 9h57, 9h58 e 10h, seguidos pela detonação. A liberação gradual do perímetro está programada para iniciar às 10h30, dependendo da confirmação das condições de segurança. As autoridades pedem que a população evite a região e respeite os bloqueios e orientações.
Um Novo Capítulo para o Local
A implosão será executada pela RVS Construções. O terreno do Torre Palace foi adquirido por um grupo com planos ambiciosos para um novo empreendimento hoteleiro. A expectativa é de que o novo edifício, com 16 andares, abrigue entre 230 e 250 apartamentos, descritos como suítes amplas, com investimento significativo, áreas nobres e um restaurante com potencial para padrão internacional Michelin. O empresário Marcos Cumagai, integrante do grupo comprador, estima a inauguração do novo hotel em até três anos.

