Trump Ameaça Tarifa De 50% Em Aeronaves Canadenses Em Disputa Comercial Com Bombardier

Trump Ameaça Tarifa de 50% em Aeronaves Canadenses em Disputa Comercial com Bombardier

Noticias do Dia

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevou a tensão comercial com o Canadá ao ameaçar impor uma tarifa de 50% sobre todas as aeronaves vendidas do país vizinho para os EUA. A medida, anunciada nesta quinta-feira (29) através de sua rede social Truth, é uma resposta direta à recusa canadense em certificar determinados jatos da fabricante americana Gulfstream.

Disputa por Certificação de Jatos

Trump afirmou que os Estados Unidos estão, por sua vez, “descertificando” os jatos Bombardier Global Express e outras aeronaves fabricadas no Canadá. O presidente americano argumenta que essa ação é necessária até que a Gulfstream, descrita como uma “grande empresa americana”, receba a certificação devida, que segundo ele, deveria ter sido concedida há muitos anos. Segundo Trump, o Canadá estaria “efetivamente proibindo a venda de produtos Gulfstream” no país através do mesmo processo de certificação.

Impacto no Comércio Bilateral

A ameaça de tarifas pode ter um impacto significativo no já complexo relacionamento comercial entre os dois países vizinhos, especialmente no setor aeroespacial. A Bombardier é uma das principais empresas do Canadá e um player importante no mercado global de aviação. A decisão de Trump de usar tarifas como ferramenta de negociação em disputas de certificação sinaliza uma postura agressiva na defesa de interesses americanos.

Contexto de Tensões Comerciais

Esta nova ameaça tarifária se insere em um contexto de recorrentes tensões comerciais entre os Estados Unidos e o Canadá. Nos últimos anos, ambos os países têm se envolvido em disputas sobre tarifas em diversos setores, incluindo aço, alumínio e produtos agrícolas, refletindo uma política externa de “America First” por parte da administração Trump.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *