Vinho Português ‘memórias’ é Eleito O Melhor Tinto Da Península Ibérica Pela Revista Decanter

Vinho Português ‘Memórias’ é Eleito o Melhor Tinto da Península Ibérica pela Revista Decanter

Noticias do Dia

Reconhecimento Internacional no Douro

O vinho português Memórias, produzido pela tradicional família Alves de Sousa na região do Douro, foi aclamado como o melhor vinho tinto da Península Ibérica pela renomada revista inglesa Decanter. Uma das publicações mais respeitadas no cenário vitivinícola global, a Decanter concedeu ao rótulo a impressionante pontuação de 98 pontos, destacando sua excelência e qualidade superior.

Um Vinho Criado com História e Cuidado

O enólogo Tiago Alves de Sousa expressou a felicidade e a honra da família com o reconhecimento. “Estamos muito felizes e honrados com o reconhecimento concedido ao nosso querido Memórias! Trata-se de um vinho criado com profundo cuidado e carinho, combinando oito safras da década passada, selecionadas entre os melhores vinhos da família,” afirmou. Ele explicou que o lançamento, que ocorre apenas uma vez por década, é um momento de grande emoção, potencializado pelo prestígio e rigor editorial da Decanter.

Seleção Exclusiva da Decanter

A conquista foi revelada na edição de janeiro da revista, na seção “Wines of the Year”, que apresenta os rótulos mais notáveis dos últimos 12 meses. A seleção é restrita, incluindo apenas 10 vinhos de Portugal e Espanha, escolhidos entre centenas de amostras avaliadas pelos editores da Decanter. O Memórias se destacou pela sua elaboração pelo sistema de soleira, utilizando vinhos de nove safras entre 2011 e 2019 (com exceção de 2014).

Elogios e Potencial de Guarda

Segundo a Decanter, o Memórias é descrito como um vinho “extraordinariamente complexo e, ao mesmo tempo, incrivelmente fácil de beber”. Ines Salpico, editora regional da publicação para Espanha e Portugal, elogiou o vinho por seu “equilíbrio perfeito, taninos musculosos e aveludados, com camadas de fruta madura, bagas vermelhas secas, tabaco, chá Assam e ameixas suculentas”. Salpico também destacou as notas de especiarias como anis-estrelado, cardamomo, canela e alcaçuz salgado, prevendo que o vinho “tem uma vida longa e brilhante pela frente”. O Memórias está disponível no mercado com o valor aproximado de R$ 4.800, e outros rótulos da família Alves de Sousa podem ser encontrados no site da importadora www.decanter.com.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *