Acusações de racismo marcam partida da Liga dos Campeões
Um incidente polêmico marcou a partida de ida da repescagem da Liga dos Campeões entre Benfica e Real Madrid. O atacante brasileiro Vinícius Júnior acusou o meio-campista argentino Gianluca Prestianni, do Benfica, de proferir insultos racistas durante o jogo, que o Real Madrid venceu por 1 a 0 no Estádio da Luz, em Lisboa.
Prestianni e Benfica negam veementemente as acusações
Em pronunciamento nas redes sociais, Gianluca Prestianni negou ter dirigido insultos racistas a Vinícius Júnior, afirmando que o jogador brasileiro “interpretou mal o que acredita ter ouvido”. O jovem de 20 anos também lamentou as ameaças que recebeu de jogadores do Real Madrid após o ocorrido. O Benfica, por sua vez, manifestou apoio ao seu jogador e publicou um vídeo gravado à beira do campo como suposta prova de que os atletas do Real Madrid não poderiam ter ouvido o que alegam. O clube português divulgou também uma foto de Prestianni com a legenda “Juntos ao seu lado”.
Mbappé defende Vinícius Jr. e pede punição da UEFA
A tensão aumentou após o gol de Vinícius Júnior, quando o atacante brasileiro se dirigiu ao árbitro François Letexier alegando ter sido chamado de “macaco” por Prestianni. O árbitro acionou o protocolo antirracismo, interrompendo a partida por alguns minutos. Kylian Mbappé, colega de equipe de Vinícius, demonstrou grande irritação e gritou repetidamente em direção a Prestianni: “Você é um maldito racista!”. Na zona mista, o francês reforçou a denúncia, afirmando que “o que vi é muito claro” e que “um jogador assim não merece jogar mais a Champions”. Mbappé expressou a esperança de que a UEFA tome providências.
UEFA ainda sem posicionamento oficial
Até o momento, a UEFA não anunciou qualquer decisão disciplinar em relação ao incidente. As duas equipes se enfrentarão novamente no dia 25 de fevereiro, no Estádio Santiago Bernabéu, em Madri, em partida que promete ser ainda mais acirrada diante dos desdobramentos desta acusação.

