O Red Bull Bragantino está avaliando a aplicação de uma punição ao zagueiro Gustavo Marques, após o jogador proferir falas machistas contra a árbitra Daiane Muniz. As declarações ocorreram logo após a eliminação do clube para o São Paulo nas quartas de final do Campeonato Paulista.
As declarações polêmicas após a derrota
Na noite do último sábado (21), após a derrota por 2 a 1 para o São Paulo, o zagueiro Gustavo Marques, autor do único gol do Bragantino, concedeu entrevista à TNT ainda em campo. Revoltado com o resultado, o jogador culpou a arbitragem feminina pela eliminação, questionando a capacidade de mulheres apitarem jogos decisivos ou envolvendo grandes clubes da capital.
“Eu quero falar da arbitragem. Porque não adianta a gente jogar contra São Paulo, Palmeiras, Corinthians e eles colocarem uma mulher pra apitar um jogo desse tamanho”, disse Marques. Ele acrescentou: “Eu acho que o São Paulo tem todo mérito, pela camisa, pela tradição que tem. Eu acho que ela puxou pra eles, porque independente da situação, o Red Bull é grande, mas pra ela o São Paulo foi melhor, foi maior.” O zagueiro ainda completou: “Eu acho que esse jogo é critério dela, porque ela não foi mulher. A gente trabalha todo dia, a gente deixa família em casa… irmão, pai, mãe, esposa, todo mundo, pra ela vir e acabar com o sonho. Era o sonho da gente chegar na semi ou até na final, mas ela acabou com o nosso jogo.”
Repúdio do clube e pedido de desculpas oficial
Em nota oficial, o Red Bull Bragantino manifestou seu repúdio às falas de Gustavo Marques e reforçou o pedido de desculpas a todas as mulheres, em especial à árbitra Daiane Muniz.

