Mocidade abre a noite com tributo à rainha do rock
A Marquês de Sapucaí será palco, na segunda-feira de Carnaval (16), da segunda noite de desfiles do Grupo Especial de 2026. A festa carioca terá a abertura com a Mocidade Independente de Padre Miguel, que levará à avenida o enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade”. A agremiação promete um mergulho na trajetória da icônica cantora, desde suas origens até o legado deixado na música brasileira, passando por fases marcantes como a Tropicália e Os Mutantes.
Beija-Flor celebra o Bembé do Recôncavo Baiano
Em seguida, a atual campeã, Beija-Flor de Nilópolis, apresentará seu enredo sobre o Bembé do Mercado. Reconhecida como Patrimônio Imaterial do Brasil e a maior festa de candomblé do mundo, a celebração baiana de 130 anos promete trazer para a Sapucaí toda a sua riqueza cultural e religiosa.
Viradouro homenageia Mestre Cissa e Unidos da Tijuca celebra Carolina Maria de Jesus
A terceira escola a cruzar a avenida será a Unidos da Viradouro, de Niterói, que dedicará seu desfile a Mestre Cissa, uma lenda do samba carioca. Aos 80 anos, o mestre de bateria, que tem décadas de dedicação ao ritmo, comandará os ritmos da agremiação em uma justa homenagem à sua trajetória.
Fechando a noite, a Unidos da Tijuca apresentará um enredo em tributo à escritora Carolina Maria de Jesus. A obra e a vida da autora, que produziu literatura de valor inestimável em condições adversas, serão o foco da escola, destacando sua importância para a cultura brasileira.
Programação continua com a terceira noite de desfiles
A segunda noite de desfiles do Grupo Especial dá continuidade à programação iniciada no domingo, com apresentações de Acadêmicos de Niterói, Imperatriz Leopoldinense, Portela e Mangueira. O Carnaval carioca ainda contará com uma terceira noite de desfiles, completando as apresentações das principais escolas de samba do Rio de Janeiro.

