Indicação para o BC
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou nesta terça-feira (3) que indicou Guilherme Mello, atual secretário de Política Econômica do ministério, para uma das vagas abertas na diretoria do Banco Central. A indicação foi feita ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva há cerca de três meses. Haddad afirmou que Lula ainda não tomou uma decisão sobre o nome.
“A indicação foi feita há três meses. De lá para cá, não voltamos a conversar. E três semanas atrás, ele (Lula) disse para mim que ia nos chamar para conversar, mas ele não tomou a decisão. O vazamento, se a pessoa quis ajudar, não ajudou. Se quis atrapalhar uma sugestão, ela agiu mal para os envolvidos”, declarou Haddad em entrevista à BandNews.
Quem é Guilherme Mello?
Guilherme Mello é economista e ocupa o cargo de Secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda desde 2023. Ele é o responsável pela elaboração de projeções macroeconômicas e pela coordenação de estudos que fundamentam a política econômica do governo federal.
Mello possui graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É mestre em Economia Política pela PUC-SP e doutor em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Trajetória acadêmica e profissional
Na área acadêmica, Guilherme Mello atuou como professor no Instituto de Economia da Unicamp. Na mesma instituição, ocupou os cargos de diretor do Centro de Estudos de Conjuntura e Política Econômica (Cecon) e coordenador do programa de pós-graduação em Desenvolvimento Econômico.
Antes de ingressar no Ministério da Fazenda, Mello participou de grupos técnicos voltados para a formulação econômica e integrou a equipe de transição do governo atual.

