O tenista brasileiro João Fonseca, atual número 33 do mundo e defensor do título do ATP 250 de Buenos Aires, foi surpreendentemente eliminado na sua estreia no torneio argentino. A derrota aconteceu nesta quarta-feira (11) para o chileno Alejandro Tabilo, número 71 do ranking, em uma partida emocionante pela segunda rodada.
A Batalha na Quadra Central
Em um confronto acirrado que durou duas horas e 24 minutos, Tabilo superou o jovem carioca com parciais de 6-3, 3-6 e 7-5. O embate ocorreu na quadra central do Buenos Aires Lawn Tennis Club, onde Fonseca, de 19 anos, buscava repetir o feito do ano anterior, quando conquistou seu primeiro título ATP.
O Sonho do Bicampeonato Adiados e o Impacto no Ranking
Fonseca havia brilhado nas quadras de saibro de Buenos Aires em fevereiro de 2024, quando conquistou seu primeiro troféu no circuito ATP. Seu retorno à capital argentina era com o objetivo de levantar o bicampeonato. No entanto, a inesperada derrota desta quarta-feira significa a perda de importantes pontos no ranking mundial, o que resultará em uma queda na sua posição.
Um Início de Ano de Desafios
O ano não tem sido fácil para João Fonseca, que enfrentou problemas nas costas que complicaram seu início de temporada. As lesões o forçaram a desistir de torneios importantes como Brisbane e Adelaide, e, apesar de se preparar para o Aberto da Austrália, ele acabou sendo eliminado na primeira rodada em Melbourne pelo americano Eliot Spizzirri.
Próximo Capítulo: Rio Open
Com a eliminação em Buenos Aires, o foco de João Fonseca agora se volta para o próximo grande desafio em sua terra natal: o Rio Open. O torneio, que acontece no Rio de Janeiro, está programado para o período de 16 a 22 de fevereiro, e será uma oportunidade para o jovem talento brasileiro buscar a recuperação.

