O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou a vitória do Partido Socialista português, liderado por António José Seguro, sobre o partido de ultradireita Chega, de André Ventura, nas eleições realizadas neste domingo (8) em Portugal. Em publicação nas redes sociais, Lula ressaltou que o pleito ocorreu de forma pacífica e que o resultado representa um triunfo para a democracia em um momento crucial para a Europa e o mundo.
Fortalecimento das relações bilaterais
Lula enfatizou que o Brasil continuará a trabalhar em estreita parceria com o presidente eleito e com o primeiro-ministro português, Luís Montenegro. “O Brasil seguirá trabalhando em parceria com o presidente eleito e o primeiro-ministro Luís Montenegro pelo fortalecimento das relações bilaterais históricas entre nossos países, em defesa do multilateralismo e do desenvolvimento sustentável”, declarou o presidente brasileiro.
Vitória da democracia e apoio ao Mercosul-UE
Em sua mensagem, Lula parabenizou António José Seguro pela “vitória expressiva nas urnas”, destacando que a eleição “representa a vitória da democracia num momento tão importante para a Europa e o mundo”. Além disso, o presidente brasileiro observou que o resultado “consolida a posição de Portugal de apoio ao acordo Mercosul-União Europeia”.
Gleisi Hoffmann também celebra resultado
Mais cedo, neste domingo, a ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, também manifestou seu contentamento com a vitória de Seguro, classificando-a como um triunfo contra a “candidatura da extrema direita”.

