Elogios em Salvador contrastam com declarações anteriores sobre futuro político
Em um evento de aniversário do Partido dos Trabalhadores em Salvador neste sábado (23), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez elogios ao vice-presidente Geraldo Alckmin, comparando-o a José Alencar, seu vice nos dois primeiros mandatos. Lula afirmou ter “muita sorte na vida” em escolher seus vices e disse duvidar que outro presidente tenha tido a mesma sorte. A declaração surge após o próprio presidente ter admitido, em entrevista ao Portal UOL na quinta-feira (21), a possibilidade de Alckmin não compor sua chapa à reeleição.
Pressão por definição em São Paulo e o papel de Haddad
A fala de Lula em Salvador contrasta com declarações recentes onde ele indicou que tanto Alckmin quanto o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), ou a ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), poderiam ser candidatos ao governo de São Paulo. Na entrevista, o presidente chegou a afirmar que Alckmin e Haddad sabem que “têm um papel a cumprir” no estado, aumentando a pressão por uma definição. “Eles sabem. A Simone (Tebet) também tem um papel a cumprir, também não conversei com ela”, disse Lula na ocasião.
Alckmin reluta em disputar cargo em SP; PSB defende permanência
Apesar da pressão, Alckmin tem indicado a aliados que não deseja disputar cargos eletivos em São Paulo, estado que já governou por quatro mandatos. Seu partido, o PSB, considera estratégica a permanência de Alckmin no cargo de vice-presidente, uma posição que será levada ao Palácio do Planalto em uma reunião agendada para a próxima semana entre o presidente nacional da sigla, João Campos, e Lula.
Aliados veem estratégia para Haddad e resistência de Alckmin
Aliados do vice-presidente interpretam as declarações de Lula como uma pressão de parte do PT para que ele concorra a alguma vaga majoritária em São Paulo. No entanto, conversas recentes com Alckmin indicam que seria mais fácil convencer o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a disputar o Palácio dos Bandeirantes. Haddad, por sua vez, tem afirmado reiteradamente e publicamente que não deseja concorrer a nenhum cargo eletivo nas eleições deste ano.

