Penalidade no Quesito Enredo
A Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) divulgou as justificativas do júri para as notas do carnaval 2026, revelando uma penalidade aplicada à Mocidade Independente de Padre Miguel. A agremiação, que terminou na penúltima colocação, perdeu pontos no quesito enredo por associar Rita Lee, homenageada da escola, ao título de “padroeira”. A jurada Mônica Mançur argumentou que a associação convencional do termo “padroeira” desconstruiu o recorte libertário do enredo.
Críticas da Escola e Defesa da Homenagem
A justificativa da jurada gerou forte reação da Mocidade, que se manifestou nas redes sociais. A escola apontou que a própria Rita Lee se autodenominava “padroeira da liberdade” em entrevistas, como uma declaração à revista “Rolling Stone”, onde expressou preferência por esse título em detrimento de “rainha do rock”. A agremiação questionou o entendimento da jurada, que pareceu ignorar a autopercepção da artista.
Outras Falhas no Desfile
Além da questão do título “padroeira”, a jurada Mônica Mançur retirou outros décimos do enredo da Mocidade devido a falhas percebidas em diferentes alegorias. Uma das críticas apontou a perda da figura central de Rita Lee em meio à multiplicidade de facetas apresentadas, o que, segundo a jurada, comprometeu a coesão do desfile.
Resultado Final da Mocidade
O enredo “Rita Lee, a padroeira da liberdade” buscava homenagear a icônica cantora, falecida em 2023. Apesar da rica temática, a Mocidade Independente de Padre Miguel somou 267,4 pontos, ficando à frente apenas da Acadêmicos de Niterói, que com 264,6 pontos, retornou para a Série Ouro.

