Viagem De Ratinho Jr. Aos Eua Para A Disney Em Meio A Indefinição Eleitoral Gera Polêmica No Paraná

Viagem de Ratinho Jr. aos EUA para a Disney em meio a indefinição eleitoral gera polêmica no Paraná

Noticias do Dia

Pausa turística em momento crucial

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), encontra-se no centro de uma polêmica política estadual devido a uma viagem planejada para os Estados Unidos, com destino à Disney, entre os dias 10 e 27 de fevereiro. A duração de 17 dias da pausa turística coincide com um período decisivo para a sua possível candidatura à Presidência da República. O prazo legal para a desincompatibilização do cargo de governador, requisito para concorrer ao Palácio do Planalto, termina em 3 de abril. A ausência prolongada do governador em um momento de negociações intrincadas na centro-direita tem gerado especulações de que ele poderia estar desistindo de seus planos presidenciais.

Assessoria confirma viagem como compromisso familiar

A equipe de Ratinho Junior confirmou a veracidade da viagem, informando que o planejamento foi feito em novembro e se trata de um compromisso pessoal com seus três filhos, com idades entre 13 e 22 anos. O governador possui uma residência na Flórida, local que costuma frequentar durante períodos de férias. Apesar da confirmação, a coincidência temporal com o período eleitoral acirra os debates nos bastidores políticos do Paraná.

PSD e o cenário presidencial

Ratinho Junior é um dos três nomes que o PSD considera para lançar à Presidência em 2026. Os outros pré-candidatos do partido são os governadores Eduardo Leite (Rio Grande do Sul) e Ronaldo Caiado (Goiás). A estratégia do PSD de apresentar um candidato próprio ganhou força recentemente, especialmente com a provável desistência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de disputar a Presidência para focar em sua reeleição em São Paulo. A decisão final sobre qual nome o partido lançará deve ocorrer a partir de abril.

Possíveis cenários para Ratinho Jr.

Além da possibilidade de concorrer à Presidência, Ratinho Junior pode optar por deixar o cargo de governador em abril para se candidatar ao Senado Federal, onde é considerado favorito para uma das vagas pelo Paraná. Essa decisão também poderia permitir que ele se dedicasse mais à sucessão no governo estadual, diante das dificuldades que seus prováveis candidatos enfrentam nas pesquisas eleitorais. A viagem aos Estados Unidos, neste contexto, adiciona uma camada de incerteza às articulações políticas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *