Vitória da Direita Colombiana e Reações Internacionais Abelardo de la Espriella, candidato da direita, emergiu como o provável vencedor da eleição presidencial na Colômbia, segundo dados preliminares divulgados neste domingo (21). Com 99,93% das urnas apuradas, De la Espriella obteve 49,65% dos votos, superando o candidato governista, Iván Cepeda, que alcançou 48,70%. A margem de diferença foi inferior a 250 mil votos, aguardando a contagem final oficial, um processo legalmente exigido no país. A apuração preliminar já gerou uma onda de felicitações de líderes e autoridades internacionais, muitos dos quais expressaram apoio a De la Espriella e celebraram o que consideram um avanço da direita na América Latina. Apoio de Líderes da Direita Latino-Americana Javier Milei, presidente da Argentina, foi um dos primeiros a se manifestar, celebrando no X (antigo Twitter): "O leão e o tigre rugem na América Latina!". Milei parabenizou De la Espriella por sua "vitória histórica", afirmando que a maioria dos colombianos escolheu "o caminho da liberdade econômica, da prosperidade, da segurança implacável e de dizer basta ao crime organizado transnacional e ao narcotráfico". Ele acrescentou que "a liberdade avança em toda a América Latina e já não há volta atrás". Santiago Peña, presidente do Paraguai, também usou as redes sociais para parabenizar o candidato eleito, destacando que o "respaldo cidadão reflete a confiança de milhões de colombianos em uma visão de futuro baseada na liberdade, nas oportunidades e no fortalecimento das instituições". José Antonio Kast Rist, presidente do Chile, manifestou-se com entusiasmo: "Parabéns a Abelardo De la Espriella, presidente eleito da Colômbia, por sua grande vitória eleitoral. Começa uma nova etapa de liberdade para a Colômbia, que lhes permitirá recuperar a segurança e a prosperidade. Firme pela Pátria." Mensagens de Outros Líderes e o Reconhecimento de Trump Daniel Noboa Azin, presidente do Equador, parabenizou De la Espriella, afirmando que "hoje a Colômbia escolheu a ordem sobre a impunidade". Ele complementou no X que compartilham a convicção de que a região merece "segurança, progresso e governos que enfrentem o crime sem desculpas". Marco Rubio, Secretário de Estado dos Estados Unidos, reconheceu De la Espriella como vencedor, anunciando em sua conta no X que já havia falado com o "presidente eleito da Colômbia". Rubio expressou a expectativa da Administração Trump de trabalhar em estreita colaboração com o novo governo para avançar na cooperação em segurança regional, combater a imigração ilegal e fortalecer os laços econômicos, concluindo que "os melhores dias da Colômbia ainda estão por vir". De la Espriella Confirma Contato com Trump e Promete Mudanças Em uma transmissão nas redes sociais, Abelardo de la Espriella confirmou ter recebido felicitações de líderes internacionais, incluindo Donald Trump. "Acabei de falar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele expressou seu apoio e reconhecimento à nossa vitória", declarou o candidato. Ele também agradeceu aos mais de 12 milhões de eleitores, classificou a eleição como "histórica" e afirmou que ela "mudará para sempre a história da Colômbia". De la Espriella deve tomar posse em 7 de agosto de 2026, sucedendo Gustavo Petro.