Pt Aciona Justiça Eleitoral Contra Flávio Bolsonaro, Zema E Nomes Do Pl Por Propaganda Antecipada E Uso De Ia Em Ataques A Lula

PT aciona Justiça Eleitoral contra Flávio Bolsonaro, Zema e nomes do PL por propaganda antecipada e uso de IA em ataques a Lula

Noticias do Dia

PT Denuncia Propaganda Eleitoral Antecipada e Uso de IA Contra Lula

O Partido dos Trabalhadores (PT) iniciou uma ofensiva jurídica nesta sexta-feira (24), protocolando cinco ações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). As ações visam o senador Flávio Bolsonaro (PL), o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e outros parlamentares do PL. O partido alega que os opositores cometeram propaganda eleitoral antecipada e fizeram uso indevido de inteligência artificial (IA) para atacar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Flávio Bolsonaro e Gilson Machado são acusados de divulgar pré-candidatura

Uma das ações do PT aponta que Flávio Bolsonaro e o ex-ministro Gilson Machado teriam realizado propaganda eleitoral antecipada ao exibir panfletos com a inscrição “Flávio Bolsonaro 2026”. A legislação brasileira proíbe a produção e divulgação de material de campanha antes do período eleitoral oficial, que se inicia no segundo semestre do ano.

Deputados e Senadores do PL também na mira do PT

Em outro pedido ao TSE, o PT incluiu na lista de acusados a deputada federal Bia Kicis (PL-DF) e os senadores Marcos Rogério (PL-RO) e Rogério Marinho (PL-RN). Estes parlamentares também são acusados de propaganda eleitoral antecipada, conforme alegado pelo partido do presidente.

Vídeo com IA ironiza desfile de escola de samba em homenagem a Lula

O partido de Lula também levantou suspeitas sobre um vídeo divulgado nas redes sociais de Flávio Bolsonaro, que teria sido produzido com inteligência artificial. O conteúdo em questão reproduz um desfile de escola de samba, com imagens do atual presidente, satirizando a homenagem feita pela Acadêmicos de Niterói a Lula durante o carnaval do Rio deste ano. A ação do PT argumenta que o vídeo “vincula o nome do presidente da República e pré-candidato à reeleição à criminalidade, com a pecha de ladrão”. A legenda do vídeo publicado por Flávio Bolsonaro afirmava que “diferente do desfile eleitoral do Lula, esse vídeo não usou dinheiro dos impostos”. Em resposta, o PL já ingressou com uma ação no TSE pedindo investigação sobre o uso de recursos públicos no desfile da escola de samba.

Zema e outros conteúdos com IA também são alvos de ações

As ações do PT que contestam o uso indevido de inteligência artificial e acusam calúnia e difamação contra Lula também citam conteúdos similares aos de Flávio Bolsonaro. Estes outros materiais teriam sido publicados nas redes sociais pelo próprio PL e pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *