Com a chegada do período de entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2025, golpistas estão se aproveitando para enganar contribuintes por meio de aplicativos falsos. O alerta foi emitido pelo Centro de Prevenção, Tratamento e Resposta a Incidentes Cibernéticos de Governo (CTIR Gov), que identificou a atuação de criminosos nas lojas de aplicativos como Google Play Store e App Store.
Como funciona o golpe do falso aplicativo do Imposto de Renda?
Os estelionatários criam aplicativos que imitam o app oficial da Receita Federal, utilizando inclusive a logomarca do órgão para parecer legítimo. Assim, quando o contribuinte preenche os dados no aplicativo falso, os criminosos têm acesso a informações sensíveis, como nome completo, CPF, número de documentos e dados bancários.
Como se proteger do golpe?
Para evitar cair nesse tipo de fraude, a Receita Federal orienta que os contribuintes façam o download do aplicativo oficial do Imposto de Renda apenas pelo site oficial do órgão. Caso prefira fazer a declaração por um dispositivo móvel, o aplicativo pode ser baixado diretamente nos links oficiais para Android e iOS.
Além disso, a Receita reforça que não envia e-mails ou mensagens de texto pedindo a correção de erros na declaração. Esse também é um método frequentemente utilizado por golpistas para roubar dados dos contribuintes.
Prazos e expectativas para a Declaração do Imposto de Renda 2025
O prazo para entrega da Declaração do Imposto de Renda termina em 31 de maio de 2025, às 23h59min59s. A expectativa da Receita Federal é receber 43 milhões de declarações neste ano. Até o momento, 12.904.537 contribuintes já enviaram seus documentos, representando 30% do total esperado.
Fique atento e proteja seus dados!
Para evitar golpes, sempre verifique a autenticidade dos aplicativos e sites antes de inserir seus dados pessoais. Acesse apenas canais oficiais da Receita Federal e desconfie de qualquer mensagem suspeita solicitando informações sobre a sua declaração do Imposto de Renda.
Fonte: Agência Brasil
/https:/bancos-liberam-cartoes-de-credito-para-negativados-entenda-as-opcoes-e-dicas/