Israel Anuncia Reabertura Limitada Da Passagem De Rafah Para Circulação De Pessoas A Partir De Domingo

Israel anuncia reabertura limitada da passagem de Rafah para circulação de pessoas a partir de domingo

Noticias do Dia

Passagem de Rafah será reaberta sob controle de segurança israelense e coordenação com o Egito

Israel anunciou nesta sexta-feira (29) que a passagem de fronteira de Rafah, que liga a Faixa de Gaza ao Egito, será reaberta a partir do próximo domingo (1º de dezembro). A medida permitirá a circulação de pessoas, mas funcionará de forma limitada e sob estrito controle de segurança israelense. Essa passagem é o único ponto de entrada e saída de Gaza que não passa pelo território de Israel.

Apenas palestinos que deixaram Gaza durante a guerra poderão retornar

De acordo com o Cogat, órgão do Ministério da Defesa israelense responsável pelos assuntos civis nos territórios palestinos ocupados, a reabertura ocorrerá em ambos os sentidos. No entanto, o comunicado especifica que apenas os palestinos que “deixaram Gaza durante a guerra” serão autorizados a retornar. A entrada e saída estarão sujeitas à prévia autorização de segurança de Israel e à supervisão da missão da União Europeia (UE).

Missão da UE responsável por triagem, Israel monitorará corredor de segurança

A missão da UE terá a responsabilidade de identificar e realizar a triagem dos indivíduos na passagem de Rafah. O aparato de segurança israelense completará o monitoramento em uma área designada sob controle do exército. A decisão surge em meio a apelos urgentes pela melhoria da dramática situação humanitária em Gaza, conforme destacado pela presidente do Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), Mirjana Spoljaric.

Reabertura é insuficiente para atender demandas humanitárias e de segurança

Apesar do anúncio, a medida está longe de satisfazer as demandas do Hamas e da ONU, que, juntamente com diversas ONGs, aguardam ansiosamente a reabertura para aliviar a crise no território. Países como França, Canadá e Reino Unido já haviam instado Israel a permitir a entrada “sem impedimentos” de ajuda humanitária. A fragilidade da trégua foi evidenciada nesta sexta-feira, quando o exército israelense informou ter realizado ataques aéreos em Rafah, matando “três terroristas” que emergiram de um túnel.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *