Pt Elege Líder Da Câmara Em Sc, Estado ‘bolsonarista’, Para Defender Pautas Cruciais Em 2026

PT elege líder da Câmara em SC, estado ‘bolsonarista’, para defender pautas cruciais em 2026

Noticias do Dia

Nova Liderança em Cenário Desafiador

Em uma movimentação estratégica, o Partido dos Trabalhadores (PT) trocou sua liderança na Câmara dos Deputados, nomeando o catarinense Pedro Uczai para o posto. A escolha ganha destaque por vir de Santa Catarina, um estado frequentemente apontado como um dos mais alinhados ao bolsonarismo no país. Uczai, que já liderava a bancada petista de seu estado e está em seu terceiro mandato como deputado federal, assume a responsabilidade de defender as bandeiras importantes do partido.

Missões Prioritárias para 2026

Entre as principais tarefas de Uczai à frente da bancada estão a luta pelo fim da escala de trabalho 6×1, que permite jornadas de trabalho mais flexíveis, e a manutenção do veto presidencial ao projeto de lei que propunha a redução das penas para o ex-presidente Jair Bolsonaro e para os envolvidos nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. A nomeação sinaliza a tentativa do PT de fortalecer sua base e sua voz em regiões politicamente desafiadoras.

Mensagem de Gratidão e Compromisso

Em suas redes sociais, Pedro Uczai expressou honra e gratidão pela missão recebida. “Assumo essa responsabilidade com gratidão, diálogo e firmeza na defesa do nosso projeto de país”, declarou. Ele também fez questão de ressaltar o apoio do povo de Santa Catarina em sua trajetória política, prometendo levar as vozes e as esperanças do estado para Brasília. A escolha foi feita por aclamação pelos seus pares no partido.

Despedida de Lindbergh Farias e Novos Rumos

O agora ex-líder, Lindbergh Farias, parlamentar eleito pelo Rio de Janeiro, anunciou a novidade na véspera e já havia sinalizado os desafios que sua liderança enfrentaria em 2025. Em reunião com a bancada federal do PT nesta terça-feira (3), Farias foi aplaudido por todos. Sua gestão foi marcada por uma postura combativa e pela judicialização de diversas questões no Supremo Tribunal Federal. Ele chegou a ter um desentendimento com o presidente da Câmara, Arthur Lira, que chegou a afirmar que não trataria mais com o petista por se sentir desrespeitado, o que Farias sempre negou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *