Líder Do Pl Denuncia Lula à Pgr Por Fala Sobre Evangélicos E Benefícios Federais

Líder do PL denuncia Lula à PGR por fala sobre evangélicos e benefícios federais

Noticias do Dia

Denúncia na PGR

O líder do PL na Câmara dos Deputados, Sostenes Cavalcante (RJ), protocolou nesta segunda-feira (data) uma denúncia na Procuradoria-Geral da República (PGR) contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A ação ocorre após o mandatário afirmar, durante um evento do PT na Bahia, que “90% dos evangélicos recebem benefícios do governo”.

Acusação de Abuso de Poder Político

Na representação, o parlamentar alega que a fala de Lula configura abuso de poder político. Segundo Cavalcante, o presidente teria feito uso inadequado da máquina pública ou da autoridade inerente ao cargo para fins eleitorais. O objetivo, conforme a denúncia, seria instrumentalizar o aparato estatal para favorecer a si próprio e intimidar os evangélicos a votarem na esquerda nas eleições de 2026.

Gravidade da Conduta e Isonomia

O deputado ressaltou a “gravidade da conduta”, argumentando que as declarações do presidente foram “suficientemente relevantes para justificar a sanção”. Cavalcante defende que a fala prejudica a isonomia e a paridade de armas com os demais pré-candidatos ao cargo máximo do Executivo.

Pedido de Apuração e Responsabilização

Ao final do documento, Sostenes Cavalcante solicitou à PGR a instauração de um procedimento para apurar a denúncia, bem como a intimação e a responsabilização do presidente Lula. Em suas redes sociais, o parlamentar classificou o comentário do presidente como “revelação de uma lógica autoritária: usar o Estado para tentar comprar consciência e tratar evangélicos como curral eleitoral”, enfatizando que “fé não se compra” e “programa social não compra caráter”.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *