Salgueiro, Grande Rio, Vila Isabel E Tuiuti: O Que Esperar Do último Dia De Desfiles Do Carnaval Do Rio 2026

Salgueiro, Grande Rio, Vila Isabel e Tuiuti: O que esperar do último dia de desfiles do Carnaval do Rio 2026

Noticias do Dia

Paraíso do Tuiuti: Um mergulho em ‘Lonã Ifá Lukumi’

A Paraíso do Tuiuti abre a noite com o enredo “Lonã Ifá Lukumi”, que celebra a trajetória de um babalaô cubano e a disseminação do Ifá no Brasil. A escola aposta em um dos maiores abre-alas do carnaval, com 60 metros de comprimento, e na coreografia especial da rainha de bateria Mayara Lima, que contará com a presença de atabaques. O samba-enredo, que gerou discussões pelo uso de termos em iorubá, já se consolidou como um dos mais cantados.

Vila Isabel: Homenagem a Heitor dos Prazeres com ‘Macumbembê, Sambembá’

A Vila Isabel traz o enredo “Macumbembê, Sambembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, uma homenagem ao multiartista Heitor dos Prazeres. Este desfile marca a estreia dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora. A identidade visual será inspirada nas pinturas de Heitor dos Prazeres, com referências às escolas que ele ajudou a fundar. A presença de figuras como Vilma Nascimento, porta-bandeira histórica da Portela, e Manoel Dionísio em um tripé, além da bateria do Mestre Macaco Branco e um samba-enredo comentado, prometem um espetáculo à parte.

Grande Rio: O Manguebeat toma conta da Sapucaí com ‘A Nação do Mangue’

A Grande Rio homenageia o movimento manguebeat, surgido em Recife nos anos 90, com o enredo “A Nação do Mangue”. A comissão de frente assinada por Hélio Bejani e Beth Bejani é um dos destaques, assim como a estreia de Virgínia Fonseca como rainha de bateria. A bateria do Mestre Fafá e a celebração ao artista pernambucano Chico Science são outros pontos altos esperados para a apresentação da tricolor de Caxias.

Salgueiro: Uma ode a Rosa Magalhães em ‘A delirante jornada carnavalesca…’

Fechando os desfiles, o Salgueiro apresenta uma homenagem à icônica carnavalesca Rosa Magalhães, com o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”. O desfile promete ser grandioso, com um abre-alas que pode ser o maior barco da história da Avenida, com cerca de 70 metros. Esculturas de profissionais do Caprichoso de Parintins, a interação de Viviane Araújo com elementos cênicos, a bateria Furiosa e nove destaques com figurinos criados pela própria Rosa Magalhães são algumas das atrações. Um carro final reunirá carnavalescos de destaque.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *