Mercados Globais Miram Dados De Emprego Americanos Após Turbulência Política De Trump

Mercados Globais Miram Dados de Emprego Americanos Após Turbulência Política de Trump

Noticias do Dia

Bolsas Retomam Foco em Indicadores Econômicos

O mercado financeiro global volta a concentrar suas atenções em dados econômicos cruciais nesta quarta-feira, após um período de volatilidade influenciado por fatores políticos, como as declarações de Donald Trump sobre a Venezuela. A divulgação de relatórios importantes sobre o mercado de trabalho dos Estados Unidos é vista como um termômetro para a saúde da economia e, consequentemente, para os investimentos.

Prévia do Payroll: ADP e Jolts em Destaque

Os investidores aguardam com expectativa a publicação de dois indicadores que servem como uma prévia para o Payroll, o principal dado oficial de emprego nos EUA, que será divulgado na sexta-feira. O relatório ADP, que mede a geração de vagas no setor privado em dezembro, e o Jolts, que detalha o número de vagas abertas em novembro, são essenciais para avaliar a trajetória do emprego no país.

Sinais Mistos e a Influência das Políticas de Trump

As estatísticas econômicas americanas têm apresentado sinais mistos, refletindo o comportamento por vezes errático da economia sob as políticas de Donald Trump. A instabilidade em relação às tarifas comerciais e as dificuldades na coleta de dados, agravadas pela paralisação do governo (shutdown) no segundo semestre, adicionam incertezas à análise. Nesse cenário, os investidores tentam decifrar os próximos passos do Federal Reserve em relação aos juros.

Cortes de Juros e o Impacto no Mercado

Dados mais robustos do mercado de trabalho tendem a reforçar a expectativa de que, caso ocorram cortes na taxa de juros no primeiro semestre, eles devem ser adiados para junho. Essa projeção é acompanhada de perto pela ferramenta Fed Watch. Enquanto isso, os futuros das bolsas americanas amanheceram em queda, e a tendência na Europa é semelhante, com a exceção do índice alemão DAX. O fundo EWZ, que representa as ações brasileiras em Nova York, acompanha a movimentação de Wall Street e opera em baixa. A agenda econômica doméstica para esta quarta-feira é considerada fraca.

Agenda Econômica do Dia

  • 7h: Zona do Euro divulga o Índice de Preços ao Consumidor (CPI) preliminar de dezembro.
  • 10h15: EUA publicam o relatório ADP sobre a criação de empregos no setor privado de dezembro.
  • 12h: EUA divulgam o relatório de abertura de vagas (Jolts) de novembro.
  • 14h30: O Banco Central anuncia o fluxo cambial semanal.
  • 18h10: Michelle Bowman, membro do Federal Reserve, participa de um evento da California Bankers Association.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *