2025/12 — Paes Acusa ‘forças Ocultas’ Na Anac De Tentar Flexibilizar Restrições No Santos Dumont Para Favorecer Galeão

2025/12 — Paes acusa ‘forças ocultas’ na Anac de tentar flexibilizar restrições no Santos Dumont para favorecer Galeão

Noticias do Dia

Ameaças à política de fortalecimento do Galeão

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), utilizou as redes sociais neste domingo (21) para denunciar o que chamou de atuação de “forças ocultas” dentro da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). Segundo Paes, essas forças estariam trabalhando para alterar a política de restrição do número de voos no Aeroporto Santos Dumont, uma medida que, segundo ele, fortalece o Aeroporto Internacional do Galeão e é “fundamental para o desenvolvimento do Rio e do Brasil”.

Reunião de “última hora” com companhias aéreas

Em seu post, o prefeito citou um despacho da Anac datado de 17 de dezembro, convocando companhias aéreas para uma reunião considerada de “última hora”. O objetivo, conforme Paes, seria comunicar a possível flexibilização das regras atuais de operação do Santos Dumont. Essa movimentação, segundo o prefeito, chama a atenção especialmente após os esforços para viabilizar a relicitação do Galeão, prevista para março de 2026.

Críticas ao uso de acordo do TCU

Paes classificou como “um absurdo” a tentativa de usar um acordo firmado no Tribunal de Contas da União (TCU) como base para a mudança nas regras. Ele argumentou que a decisão do TCU visava justamente criar mecanismos para preservar a política pública que tem fortalecido o Galeão. O prefeito expressou sua confiança de que o governo federal, sob a liderança do presidente Lula e do ministro Silvio Costa Filho (Portos e Aeroportos), não permitirá que “a maior conquista do governo seja ameaçada por interesses que são, no mínimo, estranhos”.

Impacto da redução de voos no Santos Dumont

Desde outubro de 2023, o Aeroporto Santos Dumont tem operado com um número reduzido de voos, seguindo uma diretriz do Ministério de Portos e Aeroportos que estabeleceu um limite de 10 milhões de passageiros até o fim de 2023. No início deste ano, o aeroporto passou a operar apenas voos com alcance de até 400 quilômetros. Essa restrição já demonstrou resultados positivos para o Galeão, que registrou um aumento de 35% no número de passageiros em 2023, totalizando 7,9 milhões de viajantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *