2025/12 — Cúpula Do Mercosul: Alertas Sobre Venezuela E Apelo Por Acordo Com Ue Dominam Agenda

2025/12 — Cúpula do Mercosul: Alertas sobre Venezuela e Apelo por Acordo com UE Dominam Agenda

Noticias do Dia

Ministros do Mercosul expressam preocupação com a Venezuela

Antes da Cúpula de Líderes do Mercosul, realizada em Foz do Iguaçu, os ministros das Relações Exteriores do bloco se reuniram e definiram os principais temas que permearão o encontro deste sábado (20). A grave situação na Venezuela e a necessidade de avançar com a assinatura do acordo comercial com a União Europeia foram os pontos de maior destaque nas discussões.

O chanceler argentino, Pablo Quirno, manifestou a “preocupação” de seu país com a “grave situação na Venezuela”, classificando a “fraude eleitoral e as persistentes violações dos direitos humanos” como uma afronta à região. Seu colega paraguaio, Rubén Ramírez Lezcano, endossou as preocupações, apontando para a “deterioração das instituições democráticas e a violação dos direitos fundamentais” no país sul-americano. Lezcano também destacou que essa conjuntura gera uma crise migratória e de segurança que desafia a capacidade de resposta regional.

Acordo Mercosul-UE: Urgência e Prazo em Debate

A assinatura do acordo entre o Mercosul e a União Europeia também foi um tema central. O ministro paraguaio reafirmou a “disposição construtiva” do Paraguai em avançar, mas ressaltou que “não há prazo infinito para se chegar a um acordo”. Essa declaração ganha peso, considerando que o Paraguai assumirá a próxima presidência do bloco.

O representante uruguaio, Mario Lubetkin, expressou “decepção por não podermos assiná-lo” no sábado, indicando que o Uruguai aguardará a conclusão dos procedimentos internos da UE. Já a Argentina defendeu a finalização do acordo “o mais breve possível” e sugeriu que o adiamento seja uma “oportunidade para o Mercosul refletir sobre suas prioridades em termos de relações externas e de avançar em direção a esquemas bilaterais mais ágeis, orientados para a obtenção de resultados concretos”.

Líderes Presentes na Cúpula

A Cúpula de Líderes contará com a presença dos presidentes Javier Milei (Argentina), Yamandú Orsi (Uruguai) e Santiago Peña (Paraguai), além do anfitrião, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. A Bolívia, com o recém-empossado presidente Rodrigo Paz, será a única ausência.

Tensão na Venezuela e Movimentação Militar nos EUA

As falas dos ministros ocorrem em um contexto de crescente tensão entre o governo de Nicolás Maduro e os Estados Unidos. Desde agosto, os EUA têm intensificado sua presença militar no Caribe, inicialmente justificada como parte do combate ao tráfico internacional de drogas. É provável que a situação na Venezuela e o acordo com a UE estejam no centro dos discursos presidenciais neste sábado, especialmente nos pronunciamentos de Milei e Peña.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *