General Russo De Alto Escalão Do Gru é Baleado Em Prédio Residencial E Hospitalizado Em Moscou; Caso é Investigado Como Tentativa De Homicídio

General russo de alto escalão do GRU é baleado em prédio residencial e hospitalizado em Moscou; caso é investigado como tentativa de homicídio

Noticias do Dia

General do GRU é baleado em Moscou

Um general de alta patente do Estado-Maior russo, Vladimir Alexeiev, foi ferido a tiros nesta sexta-feira em um prédio residencial na rodovia Volokolamskoye, em Moscou. Alexeiev, que ocupa o cargo de primeiro vice-chefe da Diretoria Principal de Inteligência da Rússia (GRU), foi hospitalizado em estado grave. O Comitê de Investigação da Rússia confirmou o incidente e informou que o caso está sendo apurado como tentativa de homicídio.

Agressor desconhecido fugiu do local

Segundo o Comitê de Investigação, um indivíduo não identificado disparou diversas vezes contra o general antes de fugir. As autoridades russas afirmaram que estão empenhadas em ações investigativas e medidas operacionais para identificar o responsável pelo ataque. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o agressor ou as circunstâncias exatas do atentado.

Figura chave na inteligência russa

Vladimir Alexeiev é uma figura proeminente no cenário da inteligência militar russa. De acordo com relatórios do Serviço de Pesquisa do Congresso dos Estados Unidos, ele teve um papel crucial em operações de inteligência durante a intervenção russa na Síria, apoiando o regime de Bashar al-Assad. Além disso, Alexeiev foi enviado para negociar com Yevgueni Prigozhin, líder do grupo Wagner, durante a tentativa de motim contra a cúpula militar russa em 2023, demonstrando sua relevância em momentos de crise.

Contexto de ataques a oficiais russos

O atentado contra Alexeiev ocorre em um contexto de mortes de comandantes militares russos desde o início da ofensiva em larga escala contra a Ucrânia, em fevereiro de 2022. A Ucrânia reivindicou a responsabilidade por alguns desses ataques. Recentemente, um tribunal russo condenou à prisão perpétua um homem pelo assassinato do general Igor Kirilov, chefe das forças de defesa radiológica, química e biológica do exército russo, morto em Moscou em um ataque com um patinete armado, que a Ucrânia reconheceu ter organizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *