Ataque Noturno na Região de Kiev
Um complexo de armazéns na cidade de Yahotyn, a cerca de 100 km da capital ucraniana, Kiev, foi palco de um grande incêndio na noite de sexta-feira (7), após um ataque russo. Os serviços de emergência ucranianos divulgaram imagens de bombeiros combatendo as chamas neste sábado (8).
A agência Reuters conseguiu verificar a autenticidade das imagens, comparando os edifícios e detalhes visuais com registros anteriores. O governador da região de Kiev, Mykola Kalashnyk, confirmou os danos a um centro de logística.
Escala do Ataque Russo
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, detalhou a magnitude do ataque noturno através do aplicativo Telegram. Segundo ele, mais de 400 drones e aproximadamente 40 mísseis foram empregados, com alvos específicos na rede elétrica, incluindo instalações de geração e subestações de distribuição. Zelensky acusou Moscou de priorizar ataques contínuos em detrimento de soluções diplomáticas.
Impacto na Infraestrutura Energética
O ministro da Energia, Denys Shmyhal, informou que os ataques atingiram duas usinas termelétricas nas regiões oeste da Ucrânia. Elementos cruciais do sistema de distribuição de eletricidade, como subestações e linhas de transmissão vitais, também foram danificados. Os ataques ocorrem em um momento crítico, com a Ucrânia enfrentando uma queda acentuada nas temperaturas, com mínimas previstas de -14 graus Celsius nos próximos dias.

