Principais Alterações e Bloqueios nas Vias Paulistanas
O Carnaval de São Paulo traz consigo uma série de alterações no trânsito neste domingo, 15 de fevereiro, com a realização de diversos blocos de rua e eventos espalhados pela cidade. A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) já implementou ou planeja interdições em áreas de grande concentração de foliões, como Centro, Pinheiros, Vila Madalena e Ibirapuera. Essas interdições podem ser totais ou parciais e ocorrem horas antes da concentração dos blocos, permanecendo ativas até a dispersão do público.
A prefeitura da cidade suspendeu o rodízio de veículos entre segunda-feira (16) e quarta-feira (18), o que deve aumentar o fluxo de carros. No entanto, a CET montará corredores alternativos e realizará bloqueios móveis para acompanhar o deslocamento dos trios elétricos, alterando o fluxo de trânsito de forma dinâmica ao longo do dia.
Domingo com Tarifa Zero e Ruas Abertas Especiais
Para facilitar o acesso aos eventos, as linhas de ônibus exclusivas para o Sambódromo do Anhembi estarão gratuitas neste domingo, dentro da iniciativa “Domingão Tarifa Zero”. Em relação ao programa Ruas Abertas, que normalmente fecha a Avenida Paulista aos domingos, neste dia ele funcionará apenas no bairro da Liberdade. Na Avenida Paulista, o programa estará suspenso devido à realização do Carnaval de Rua da Cidade de São Paulo.
Detalhamento das Interdições por Região
Centro Histórico e Augusta em Destaque
No Centro, diversos blocos desfilam neste domingo. O Bloco do Alex, por exemplo, percorrerá a Rua Augusta entre 14h e 18h. Na região da República, blocos como o Afro Percussivo Batuquedum, Domingo Ela Não Vai, Bras Afro Tô na Rua, Explode Coração e SP Forró também interditarão vias importantes como a Avenida Ipiranga, Avenida São Luís e Rua da Consolação em diferentes horários.
Zona Oeste com Múltiplos Blocos
A Zona Oeste também concentra uma grande quantidade de eventos. Na Barra Funda, blocos como Presidente, Summer Eletro Bloco e Acadêmicos da Barra Funda movimentam a Avenida Marquês de São Vicente. A Lapa terá os blocos Saia de Chita, Tia Eh o Caraleo e Lets Block. Perdizes contará com Bunytos de Corpo, Bloquinho Gente Miúda e Não Vai Acabar. Pinheiros terá Acorda Madalena, Bloco do Rock SP, Bloco Benjores, Batuntã e Gringoloco. Já o Butantã terá Zabumbeabá e Bloco da Cambona, enquanto Vila Sônia terá Unidos do Jardim Colombo II.
Zona Sul com Eventos em Moema e Itaim Bibi
Na Zona Sul, o circuito Faria Lima e Hélio Pellegrino em Itaim Bibi terá o Bloco 89 e Pinga Ni Mim. Moema, na região do Ibirapuera, contará com o Sertanejinho do Michel Teló e o Bloco da Pocah na Avenida Pedro Álvares Cabral. Vila Mariana terá Berço Elétrico e Africa Viva. Outros blocos ocorrerão em Grajaú, Cidade Ademar, Pedreira, Ipiranga, Saúde, Jabaquara, Jardim Ângela, Jardim São Luís e Campo Grande, cada um com seus trajetos específicos e horários de interdição.
Zona Leste e Zona Norte com Blocos Tradicionais e Novos
A Zona Leste terá blocos em Ponte Rasa (Bloco do Juiz – Imperador), Vila Jacuí (Afoxé Omi Aiye), Itaim Paulista (Carnav Cultural Caramba do Ca), Belém (Partideiros do Maria Zélia), Brás (Moradia e Folia ULCM), Cangaíba (Bloco do Temperadinho e Bloco da Periferia), Vila Matilde (Bloco do Juiz – Patriarca), Sapopemba (Masca Folia) e Vila Prudente (Carnav Búfalos de Vl Prudente). Na Zona Norte, o destaque vai para Limão (Trembala), Brasilândia (Descaxota), Freguesia do Ó (Urubó e Comunidade 100% Iracema), Jaçanã (Jova Rural), Jaraguá (Gleubs), Pirituba (Os Donos da Rua) e São Domingos (Carnavalesco Zé da Eskina).

